quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oh! Minas Gerais!

Oi gente querida! Sei que ando sumida, mil desculpas! Estarei  muito atarefada até o início de maio, mas não me esqueço de vocês e até faço algumas visitinhas vez ou outra, só não dá tempo de deixar comentários.
Estou deixando aqui esse vídeo que achei por um acaso na net enquanto procurava um vídeo para a escola. Eu achei muito interessante, se não pela música, pelas imagens. Abraços a todos e não me abandonem, pois em breve voltarei.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comida de Buteco

 
A Imagem acima é da revista apice  e mostra o prato vencedor do concurso "Comida de Buteco" em 2010. É o Garrão ao molho de malzbier, receita do Bar da Lora, no centro da capital mineira.
Em 2011 a temporada de comilança nos butecos para se apreciar todas as receitas que estão concorrendo , começou hoje e vai até o dia 15/05. São 41 bares inscritos e pré-selecionados para o concurso.
Além do sabor da  comida, são avaliados também o desempenho no atendimento aos clientes, a higiene do local e a temperatura da cerveja, que deve ser bem gelada!
O tema escolhido pelos organizadores foi a gastronomia da região norte de Minas Gerais. Para criar as receitas os participantes deverão usar dentre outras coisas: os frutos do pequi, feijão andu, buriti, cagaita e seriguela; a carne de sol e  peixes do rio São Francisco; sementes de coentro, manteiga de garrafa e rapadura. Que desafio gostoso, hein!?
O concurso "Comida de Buteco" iniciou-se no ano 2000 com o objetivo de se escolhecer o melhor tira gosto dos bares de Belo Horizonte, contando com a participação de apenas 10 estabelecimentos. Desde então, cresceu em número de participação dos bares e do público. Já em 2008 a idéia foi levada a outras cidades do interior e até para outros estados.

domingo, 10 de abril de 2011

A serra do Caraça


 foto de ecologiaunibh

Nasci e vivo na terra das alterosas. Assim é conhecido aqui no Brasil o estado de Minas Gerais, devido a presença marcante de suas serras. Serra da Mantiqueira ao sul e Serra do Espinhaço ao centro-norte, em cada lugar um nome diferente para partes distintas dessas espinhas dorsais.
A serra sobre a qual irei aqui relatar é do conjunto Espinhaço, e fica na parte central do estado, região ocupada desde o século XVIII em função da exploração dos minerais preciosos.
Seu nome é Serra do Caraça. Essa denominação se dá porque em seu ponto mais elevado as ondulações visualizadas ao longe, possuem o aspecto de um rosto. Localiza-se no município de Santa Bárbara, MG.




O primeiro habitante do lugar, foi um refugiado português de nome Carlos Mendonça Távora, que no Brasil adotou o nome de Irmão Lourenço de Nossa Senhora, pela Ordem Terceira de São Francisco, e ali fundou uma capela em devoção a N. S. Mãe dos Homens, anexada a um seminário. Hoje funcionando como santuário e hotel.



Conheço bem essa serra, desde menina. É um lugar de muita paz e harmonia. Lá podemos encontrar a natureza preservada nos seus rios de águas claras, cachoeiras, matas e diversos animais silvestres, como os lobos-guará que todas as noites chegam até o pátio para alimentarem-se nas mãos de um padre.



No Caraça também tropeçamos em história. Obras de mestre Ataíde, do século XVIII-XIX, livros centenários, mobiliário antigo, construções de pedra no melhor estilo português.


Podemos visitar a horta e o pomar, de onde saem os alimentos que nas mãos de fadas das antigas cozinheiras do velho restaurante transformam-se em manjares!




Uma curiosidade elegantíssima, que não posso deixar de relatar! A pedra onde o imperador D. Pedro II escorregou, quando esteve visitando a serra. Virou atração turística !!!



Por tudo isso e muito mais, é que considero a Serra do Caraça um dos lugares mais bonitos que conheço. E lhes digo que vale a pena visitar!

No entanto, nos últimos anos o santuário ecológico vem sendo ameaçado pelas famigeradas mineradoras que exploram as riquezas da nossa região. E, hoje, pede-se socorro para o lugar. Salvar a serra, para as futuras gerações.
Saiba mais no  http://www.santuariodocaraca.com.br/cultura/abaixo_assinado_em_defesa_da_serra_do_caraca.php

sábado, 9 de abril de 2011

As capivaras da Lagoa da Pampulha


Capivaras

Em Belo Horizonte, quem passa pela orla da Lagoa da Pampulha, se estiver atento, não terá dificuldade para visualizar grupos  de capivaras andando por suas margens. Principalmente, no canal próximo ao  Parque Ecológico. Elas já fazem parte da paisagem da cidade naquela região. Vivem livres e são respeitadas pela população que frequenta o lugar.
A capivara é o maior roedor herbívoro do mundo. Habita áreas próximas aos rios e lagos na América do Sul e Central. Seu peso pode chegar até 80 kg, suas atividades são pela manhã e ao anoitecer. É um animal pastor e utiliza a água como refugio de seus predadores, dormindo com o corpo submerso e apenas o focinho fora d'água.
Sobrevive muito bem em ambientes poluídos, pois não depende da água para alimentar-se.
No Brasil, a caça é proibida por lei, embora muitos gostem de utilizar sua pele para fabricar objetos, o óleo extraído de sua gordura para fins medicinais, e a carne que é muito semelhante à carne suína, para comer. 

 



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual será o destino do Quartel dos Dragões ?


foto de guiacachoeiradocampo
HISTÓRIA

O Quartel dos Dragões, hoje conhecido como Centro Dom Bosco está situado no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, em MG. Está localizado às margens da rodovia dos Inconfidentes (BR-356), km 75, dentro de uma fazenda e numa altitude de 1.100 metros.
Corta as terras da fazenda do Centro Dom Bosco, o rio Maracujá que nasce na Serra do Trino formando uma linda queda d'água em meio a um vasto campo, conhecido como cascata, que deu nome ao distrito.
Em 1775 a história do Centro Dom Bosco se inicia quando o governador provinciano Dom Antônio de Noronha mandou construir o quartel para abrigar o recém formado Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Sua origem histórica data de 9 de junho do ano de 1775 no então chamado Quartel dos Dragões Del’Rey, por onde passou o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Em 1779 é concluída a construção.
Em 1816, deu início as adaptações para fundação da “Coudelaria (haras) Imperial” de Cachoeira do Campo, o que se deu a 29 de julho de 1819. Em 1893 ...


foto de falaouropreto

Nos últimos anos funcionou no prédio o Centro de Convenções - Centro Dom Bosco - num misto de casa de retiro, centro de convenções e hospedaria com  matas virgens , curral e cascata.

Fonte de consulta: Wikipédia

Saiba mais sobre esse recorte histórico em  http://www.centrodombosco.com.br/cdb/historico.htm

ATUALMENTE

A BII Desenvolvimento Imobiliário, empresa com sede em Belo Horizonte , informa que adquiriu dos Salesianos de Dom Bosco o terreno de 500 hectares e arrendou o prédio onde hoje é o Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, Distrito de Ouro Preto.
A BII planeja lançar no terreno um empreendimento imobiliário com 100 fazendinhas de 3 hectares cada.  Leia mais no link abaixo:
http://falaouropreto.blogspot.com/2011/03/salesianos-venderam-terreno-e.html

A COMUNIDADE PROTESTA


Quem quiser assinar a petição a favor da manutenção desse patrimônio como um bem público e a serviço do povo. É só acessar o link  http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8331

 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cientistas Mineiros - Parte II

Conforme prometido, hoje vou postar parte dos banners com informações sobre alguns dos homens mineiros que se deslancharam no campo da ciência, nos presenteando com um vasto legado cultural.


Espero que tenham gostado!












domingo, 3 de abril de 2011

Cientistas Mineiros


Na semana passada, fui convidada a visitar uma exposição de banners e fiz questão de registrar algumas partes para poder divulgar nesse espaço. Trata-se de algo que eu nunca havia me interessado em saber e, de certa forma também não me recordo de ter visto alguma divulgação sobre esse assunto.
São os cientistas nascidos em nossa terra, Minas Gerais, ou como é o caso de Peter Lund, que viraram mineiros de coração. Eles abriram o caminho para as novas gerações.
Não consegui registrar todo o conteúdo dos banners, mas já considero essa postagem um ponto de partida para quem se interessar em saber mais sobre o assunto. Começo com as mulheres. Click na imagem e  conseguirá ler ... 





Amanhã vou postar os homens. Não deixe de voltar para conhecê-los.