terça-feira, 22 de março de 2011

Serro: terra do queijo e de muitas tradições


Foto de tratosculturais

Serro não é uma cidade muito famosa nacionalmente, mas falar dessa singularidade é voltar num passado que parece ter parado para esperar o presente. É reverenciar marujadas, congadas, festa de São Pedro e Nossa Senhora do Rosário. É sentir saudades das rezas de maio, das procissões, do badalar dos sinos das igrejas. É também sentir vontade de saborear um bom queijo mineiro com goiaba cascão ou com o tradicional doce de leite. É lembrar de uma gente simples que anda a cavalo, usa carro de boi, carroça e quando necessário caminha a pé por estradas de uma terra tão vermelha que encarde os pés.
Mas também é pensar nas deliciosas comidas do restaurante de dona Lucinha, nos muitos políticos e escritores de renome nacional, na bolerata, nas bandas de músicas, na preservação do patrimônio e muito ... muito mais!
Afinal, em 2011, o Serro está completando 309 anos de existência.
Quer conhecer mais sobre a cidade? Acesse  http://www.serro.tur.br/

10 comentários:

  1. Oi Anabela
    Tá aí um lugar que quero muito conhecer...um dia...quem sabe...se Deus quizer...
    tINA (meu cantinho na roça)

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei que conhecesse tanta coisa das terras mineiras... pelo visto, por mais que tenha andado por aí, falta conhecer quase tudo!!!!!
    Já estou me preparando para começar uma nova peregrinação por essas bandas... vc está me inspirando.
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, são tantos lugares pelo país afora que nunca ouvimos falar, mas que com certeza ficamos com vontade de visitar.

    Blogs são serviços de utilidade pública, e o seu mais que pública é histórica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá menina
    Cidade bem pequena mas de uma beleza enorme. Tenho vários amigos lá. Adoro.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Oie Anabela, diz o ditado que quem conheçe Minas Gerais nao esqueçe jamais, isso deve ser mesmo verdade, pois uma beleza assim, realmente é inesqueciveell. Quem sabe um dia, afina Goias e Minas vivem bem juntinhos... rsrsrs
    Bjus.
    Alice.

    ResponderExcluir
  6. oi Anabela.....mais miiiinas é bãodimaisdacontaso!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anabela
    Muito bonitinha esta cidade, apesar de não conhecê-la, só a fama do queijo.
    Minas é tudo de bom.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. "Quase" fui à Diamantina e Serro, na ocasião em que visitei as cidades históricas pela primeira vez, em 1986, mas choveu muito naquele janeiro e paramos por BH, esticando somente até Santa Luzia e visitando a Gruta da Lapinha.
    Também ficou de fora o Caraça, pelo mesmo motivo.
    Nas outras viagens, concentrei em BH, Tiradentes e Ouro Preto, mas ainda tenho vontade de conhecer essas cidades mais ao norte de Minas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Anabela, e eu subi esta escada até a igreja, e fiquei hospedado neste casarão à esquerda. Isso faz muito tempo, coisa do século passado. Que saudades de Serro, são Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e da Serra do Cipó.

    ResponderExcluir
  10. Anabela

    Nossa como aquela cidade é maravilhosa.A última vez que estivemos lá,ficamos no Hotel da D.Lucinha.Nunca esqueci aqueles quartos maravilhosos,camas antigas,objetos lindíssimos,parecia que estávamos vivendo uma outra época.
    Fotografei um casamento,de uma moça muito simples lá naquela Igrejinha no alto da escada,ela estava linda toda de branco...um sonho.E o queijo do Serro?Tem outro igual?
    Já fui duas vzs lá e ainda pretendo voltar novamente,para assistir uma Bolerata lá...maravilhosa...
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!