sábado, 12 de março de 2011

O azul da Serra da Piedade

A minha participação na blogagem coletiva "Um sábado azul" promovida pela Tina do  blog  http://tinadiassonharerealizar.blogspot.com/ apresenta para vocês hoje a Serra da Piedade, um lugar super especial para os belorizontinas e sobretudo para os católicos e devotos de Nossa Senhora.

Essa é a parte I, a parte II vocês podem ver no http://anabelaemblogagenscoletivas.blogspot.com/ . a partir do próximo sábado esse será o link para a blogagem coletiva "Um sábado azul" e outras mais que tenham a minha participação. Espero por vocês!

Santuário de N. S. da Piedade, abençoado por esse céu AZUL!!!


Paisagem da subida da serra. Créditos imagens google, flickr. 

Observatório da ufmg. Saiba mais no http://www.observatorio.ufmg.br/publico.htm

Imagem de N. S. da Piedade.

Vista geral da serra, com o telhado do novo santuário.

Subida da serra. Em cada curva uma nova emoção!

 A área abrange o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (foto), padroeira de Minas Gerais, o Observatório Astronômico da UFMG e os radares do Cindacta, que controla o espaço na região. A delimitação para o monumento natural atinge mais de 80 nascentes, com águas de classe especial, com mananciais que garantem abastecimento das populações de Sabará, Caeté e Ribeirão Vermelho. A região da Serra da Piedade é considerada, também, de extrema importância biológica, com espécies da flora ameaçadas de extinção.
A Serra da Piedade é um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros, e localiza-se no município de Caeté, divisa com Sabará. Sua história está estreitamente ligada à ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiros aventureiros em busca de ouro.

Sua vocação mística iniciou-se a partir da lenda da menina muda de nascença que, avistando no alto da Serra da Piedade a figura da Virgem com Jesus nos braços, começou a falar, contando o ocorrido. Nossa Senhora reapareceu várias vezes para a menina, que, muito piedosa, foi curada.

A lenda da aparição da Virgem cativou o fidalgo português Antônio da Silva Bracarena, rico oficial de cantaria que decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A construção do templo teve iniciou em setembro de 1767, sendo que um de seus sinos data de 1770. A imagem de Nossa Senhora da Piedade, segundo alguns autores, veio da cidade do Porto e se encontra, ainda hoje, no altar-mor da igreja.

Após a morte de Bracarena, o Santuário foi habitado por ermitões, que viviam a rezar e a esmolar para as obras da capela. No início do século XIX, Padre Gonçalves Pereira, vigário de Roças Novas, resolveu tomar para si a tarefa de cuidar do templo. Nos fins de semana, autorizado pelos proprietários, subia a Serra com escravos para meditar. Esses rituais e a devoção do padre perduraram pelos cinqüenta anos em que permaneceu à frente do Santuário e passaram a atrair multidões de devotos.

Em setembro de 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo IPHAN. Dois anos depois, em novembro de 1958, a imagem do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi proclamada Padroeira do Estado de Minas Gerais, pelo Papa João XXIII, sendo posteriormente realizadas as solenidades de Consagração, em julho de 1960, em Belo Horizonte.

Imagens google, site da arquediocese de BH, IEPHA e outros já citados.





20 comentários:

  1. Olá, querida Anabela
    Conhece o Santuário com o mesmo nome em Coronel Fabriciano???
    A Imagem de N. S. da Piedade é deveras linda!!!
    Bjs de paz e excelente fim de semana...
    Contemos com a Intercessão dela pelas vítimas do que atingiu o Japão...

    ResponderExcluir
  2. Muito linda tua postagem e que lugar maravilhoso!beijos,ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Anabela
    Como Belo Horizontino, já fui incontáveis vezes à Serra da Piedade, e não me canso. É inacreditável tanta beleza. Adorei as fotos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Nossa, as imagens estão lindas, fascinantes!!!
    Bjim.

    ResponderExcluir
  5. só quem já esteve lá cohce a paz daquelas alturas.
    em noites de eclipse o observatório abre as portas e o que podemos ver pelo telescópio é fascinante, o único perigo são as curvas da estrada da serra e a 381.
    mas chegando lá....ufa! quanta beleza.

    bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. Que lindo seu post, Anabela, maravilhoso, obrigada pelo carinho bjos.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Anabela
    Nunca fui à Serra da Piedade. Tenho vontade de ir fora de festas, romarias porque é muito cheio. Queria um pouco mais de paz e tranquilidade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Anabela adorei a Serra da Piedade. Que lugar encantador. Querida obrigada pelos cumprimentos pelo dia do bibliotecário. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lindos os lugares, abençoados por Deus.

    ResponderExcluir
  10. Ola Anabela, tudo bem....fiquei feliz em ve-la no Intimizades...vc viu a mensagem da Tina, resolvi postar no blog...adoro a Tina, não conheco pessoa mais doce...
    Tudo de bom procê...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Oi Anabela,
    Que lugar lindo! Eu não conhecia! Amei as fotos.
    Bjkas e uma ótima de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Anabela,encanta-me a fé dos mineiros. Muito esclarecedor o seu post e lindas as fotos. Parabéns.
    Aproveito para lhe dizer que gostei muito de sua vista a meu blog. Volte sempre, será sempre bem-vinda.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá Anabela

    Parabéns pelo post.

    Adorei ler. O lugar é lindo pelo que se vê pelas fotos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Anabela
    Que lugar lindo!
    imagens maravilhosas!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Logo que puder, vou até lá conhecer. Estive tantas vezes em Sabará e nunca pensei em aproveitar pra dar uma esticadinha até essa serra... que pena!
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Que lugar magnífico, Anabela !
    Paisagem arrebatadora, Natureza belíssima !

    Eu nasci num bairro chamado Piedade, no Rio de Janeiro.
    Adorei a postagem !
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Suas postagens são lindas! Conheci seu blog através de uma amiga, a fadinha do blog Finais Felizes.Ela me inspirou a iniciar o meu bloguinho!Ainda esotu engatinhando e não entendi como funciona a blogagem coletiva Um Sábado Azul... Enfim, achei td lindo e já sou sua seguidora! Um bj

    http://www.aaliyahrj-palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!