quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Namoradeiras

Namoradeiras à venda numa loja de artesanato em Congonhas-MG

Com o avanço do comércio de artesanato nas cidades históricas houve a divulgação das famosas bonecas de gesso ou barro em forma de bustos de mulheres negras e mulatas utilizadas para enfeitar varandas e janelas.

Não existe uma explicação definitiva para a origem de tal costume, antes apenas das cidades do interior, nem a exatidão do seu atual alcance em terras brasileiras.Nas últimas décadas tanto a produção como o consumo tem se tornado um vício no cenário turístico. Se esse costume um dia foi mineiro, hoje já se tornou nacional.

Possuir o busto de uma figura feminina decorando uma janela, balcão ou varanda é hoje um motivo de vaidade, mas nem sempre foi assim. Há algumas décadas, uma mulher enfeitada na janela era visto como a representação da falta de recato. Consideremos que são figuras representativas de uma época na qual as moças de família "não punham o nariz para fora da janela" para arrumar namorados. Suas vestes e enfeites evidenciam esse jeito mais livre de ser.

Segundo Helena Brandão, em seu artigo Janelas da liberdade, "tais peças decorativas guardam o registro de um tempo em que as mulheres dependiam quase exclusivamente desse ambiente para ter contato com a rua [...] as mulheres brancas, pois as negras circulavam pelas ruas, eram consideradas peças e não pessoas, e as índias, selvagens.

Quando surgiram os primeiros núcleos urbanos, as mulheres se inteiravam dos acontecimentos através das frestas das varandas, muitas cobertas de muxarabiê (tipo de treliça). 

Com a saída dos muxarabiês de cena durante o Primeiro Reinado – o que contribuiu para a comercialização do vidro pelos ingleses –, as varandas, e posteriormente as sacadas, passaram a ser não apenas num posto de vigília, mas também de exposição. A mulher passava a poder ser vista.

Nesses poucos momentos, os rapazes aproveitavam para cortejar as moçoilas com a prática do “namoro do bufarinheiro” ou do “namoro do escarrinho”.A socialização promovida pela varanda entre a mulher e os rapazes que passavam na rua rendeu a este espaço a fama de ser um local inapropriado para as donzelas.

Somente a partir da segunda metade do século XX é que a varanda deixa de lado sua “má reputação”." 

Enfim, novos tempos. Novas energias e pensamentos. E não é que essas meninas são lindas!

18 comentários:

  1. São lindas as namoradeiras e gostei de saber mais delas...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    Que interessante a história, o surgimento das namoradeiras, muito legal, adorei saber.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Dizia a minha mãe que no “tempo” dela se namorava à janela com as mamãs sentadas a um canto da sala, não fosse o moço pular lá para dentro! : ))

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, que bom vê-la de volta com esta curiosa e interessante historia das namoradeiras, que ainda não tinha tido a curiosidade de saber.
    Elas são belas e já ouvi vários contos sobre elas inclusive com humor de pessoas a cumprimenta-las devido a perfeição delas.
    Seja bem vinda Ana e que possa sempre trazer um pouco desta Minas que amo e sinto sempre saudades.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  5. São espectaculares estas namoradeiras e fiquei a saber muito mais sobre elas.
    Obrigado pela visita ao meu blogue.
    Um abraço e bom fim-de-semana.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
  6. Anabela...começo por agradecer sua visita e por dar a conhecer a história das "namoradeiras" que decoram muitas janelas!

    ResponderExcluir
  7. Anabela...começo por agradecer sua visita e por dar a conhecer a história das "namoradeiras" que decoram muitas janelas!

    ResponderExcluir
  8. O namoro era bem diferente à uns anitos atrás.
    São lindas essas bonecas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Olá Anabela. Vim conhecer-te também e desejar-te um bom regresso :) Por cá não temos o costume das namoradeiras, mas acho bem engraçado e muito típico daí. Graças às novelas brasileiras que sei ao que te referes quando nos dás essa lição de história acerca das namoradeiras. Adorei! Beijos e alegrias.

    ResponderExcluir
  10. Olá Anabela,
    Obrigada pela visita e pelo carinho.
    Infelizmente não conheço nenhum círculo de mulheres em BH.
    Realmente é difícil, tanto que temos recebido mulheres de todos os estados do Brasil em nossos grupos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Anabela, o trabalho é presencial e não virtual. O blog é apenas um apoio ao trabalho.
    Elas vêm para os encontros mensais. E tem várias tarefas de estudo e práticas para realizar durante o mês.
    Dependendo da distância algumas vem e voltam no mesmo dia, as que vem de estados mais distantes ficam hospedadas aqui em São Paulo para retornar no dia seguinte. Há um hostel bem próximo do local dos encontros onde elas ficam hospedadas é um lugar lindo, familiar e bem em conta.
    No momento nossos grupos estão lotados, mas se tiver interesse acesse a página agenda de nosso blog. Lá encontrará todas as informações e e-mail para contato.
    Envie e-mail que será incluída na lista de interessadas para as próximas turmas.
    Bjs


    ResponderExcluir
  12. Olá Anabela, obrigada pela visita ao Pinceladas...
    Adorei seu post sobre as namoradeiras, varandas...Legal aprender esse tipo de cultura comportamental, as vezes a gente não para pra pensar...Confesso que quando menina moça era fã da janela do quarto, para espiar se passava algum menino que gostava...Bons tempos!
    Abraço e boa volta nas escritas, também preciso de ânimo para isso!

    ResponderExcluir
  13. Oi Anabela,
    Acho lindas estas namoradeiras e não sabia que assim se chamavam. Para mim elas vendem uma imagem contemplativa. Eu tenho uma, pequena, no escritório.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por tanta informação. Conhecia esses bustos , pois morei no Brasil, mas não sabia que se chamavam namoradeiras. Quanto ao namoro, aqui em Portugal também era assim e nenhuma mulher se atreveria a ficar à janel com semelhantes decotes, aliás nem usavam tal vestuário no dia a dia; o corpo andava muito tapadinho mesmo no verão. Muito interessante este post, Anabela. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana, adorei esse post, e esses bustos são maravilhosos, mostram os costumes da nossa gente, o artesanato tão fascinante.
    Obrigada por tua partilha.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  16. Olá Anabela
    Como progredimos, não conhecia esta história por trás das varandas,
    devia ser um tempo dificil para as moças.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sim, são lindas! E, quantas mudanças de lá pra cá, não? Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia, achei-as lindas, fiquei com vontade de arranjar uma :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!