quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O tacho mineiro


O tacho mineiro é de cobre, mineral que vem sendo trabalhado e utilizado pelo homem desde de 9000 a.C.
Apesar de que em 2007 a Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais proibiu o uso do tacho de cobre na fabricação de doces industriais e caseiros, ele não foi abandonado porquê, é pura tradição!
Em Minas eles estão por toda parte. Os viajantes que estão a caminho de Ouro Preto, ao passarem pelo distrito de Cachoeira do Campo já notam a presença desses famosos tachos de cobre disputando a atenção com as panelas de pedra sabão.
Esse recipiente circular, profundo e com asas firmes são encontrados nas cozinhas dos quatro cantos de Minas desde a época colonial, quando experientes escravas cozinheiras neles preparavam as gostosuras que iriam compor a mesa de seus senhores com doces e frituras. Os tachos são ótimos para frituras.
Na minha mineirisse, afirmo no mineirês: êta trem bão! Raspa de doce no tacho que saiu quentinho do fogão... 

11 comentários:

  1. Ei Anabela
    Não sabia que eles tinham sido proibidos, já comi tanto doce nestes tachos, nasci e morei em fazenda até meus 19 anos, minha mãe fazia todo tipo de doce nestes tachos de cobre, eu e meus irmãos disputávamos quem iria raspar.
    Doces lembranças.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. minha irmã tinha um tacho quando morava em minas!

    ResponderExcluir
  3. Anabela,
    para com isso de "mineirês": isso é a verdadeira língua brasileira, Graças a Deus, sô. Viva o nacionar!!!
    Abraços.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  4. Gilson,
    " É a verdadeira língua brasileira" se tomarmos como ponto de comparação o idioma falado em Portugal. Acredito que o regionalismo existe e é muito marcante aqui no Brasil. Claro: sem desavenças e disputas.
    "O nacional" ao meu ver é algo ainda distante, mas chegará a existir um dia. Isso dá uma discussão acadêmica e tanto! Deixo como sugestão de postagem para o Espaço Imaginário. Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anabela, deve ser bão mesmo sô, como o nosso baião-de-dois na panela de barro, uma gostosura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!!
    saudades de vc e seus blogs!!
    Tô na área!! rs
    Amo tachos e não tenho nenhum, acredita....
    Ainda vou ter alguns, mas acho todos muito caros!!!
    bjao

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anabela, tenho há muitos anos um lindo tacho desses, mas nunca me animei em usá-lo para doces, sempre tive um pé atrás... E agora leio que a Vigilância Sanitária está de olho nele. Foi bom, tive cautela.
    Também gostei de seus blogs, das matérias, tanto é que estou seguindo...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anabela,eu já tinha ouvido falar sobre a proibição dos famosos tachos de cobre para o manuseamento de alimentos. Lembro até que a nossa amiga blogueira inesquecível, a nossa saudosa "Tina", já havia comentado sobre isso num dos seus deliciosas posts sobre os maravilhosos doces mineiros que ela fazia. Mas pelo que eu ainda me recordo, existe uma técnica para limpar os tachos e impedir a formação das substâncias tóxicas nos mesmos...Realmente chega a ser uma pena esta proibição em relação à um objeto já tão tradicional e querido nas cozinhas mineiras, mas quando se trata de saúde pública, tudo é positivo. E espero que se ache uma alternativa adequada para o uso dos lindos e famosos "tachos"...Nem que seja apenas sob a forma de arte decorativa,amiga...Quem sabe?
    E hoje, aproveito pra te convidar para dar uma olhadinha lá no meu recente post sobre os "ipês amarelos", acho que você vai gostar!
    Beijo grande aqui da carioca de alma mineira!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  9. Que lindos, adoro esses tachos, vou ter que ir ai buscar uns pra mim. A tradição jamais deve ser abandonada, ainda bem que não aderiram ao progresso.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  10. Se esses tachos são prejudiciais à saúde eu não sei...
    Num mundo tão contaminado talvez a ruindade do tacho de cobre seja mínima. Mas que eles são lindos, são!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. E estes tachos são tão lindos, além da delícia que fazem, ficam bem na decoração.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!