quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Não é Paris, é Caxambu!

Parque das Águas

A paisagem estava tão bonita que a minha inspiração logo remeteu o meu pensamento para as fotos que já vi de Paris. Olhando a simetria das árvores, dá até para imaginar um palácio ao fundo rsrsrs. Brincadeiras a parte, estive em Caxambu, de passagem, mas registrei alguns detalhes que aos poucos mostrarei aqui no blog. 
Estância hidromineral, localizada no sul de Minas Gerais, com uma população estimada em 30 mil habitantes. Tem como principal fonte de renda o turismo, concentrado numa das mais importantes atrações do país, o Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, com doze fontes de água mineral dotadas de propriedades medicinais diferentes. É o maior complexo hidromineral do mundo.
"Em 1814, conta-se que existiam apenas duas fazendas no povoado: a das Palmeiras e a Caxambu. Dizem que foi nesta época que descobriram a existência das fontes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Imperial Brasileira, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo Conde d'Eu, em 1868, vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada Princesa Isabel e Conde d'Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. "
A palavra Caxambu tem significado que nos remete à  história de ocupação do território brasileiro: para alguns o termo teve origem no dialeto tupi catã-mbu e significa "água que borbulha ou bolhas a ferver", outros afirmar que o nome era usado pelos escravos para denominar um instrumento musical tocado em seus festejos noturnos " cacha = tambor e mumbu = música, ainda do dialeto tupi poderia significar ka'a = mata e oby = verde.


Vista parcial do jardim no Parque das Águas.

Centro de hidroterapia - Parque das Águas.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

9 comentários:

  1. Linda cidade e belas fotos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Uauuuu! Minha querida a saudade bateu fundo agora. Foi em Caxumbu que cursei a minha faculdade. Fiz normal superior no campus desta encantadora cidade e visitava O Parque das Águas.
    É lindo né!!!
    Belíssima postagem minha querida!
    Beijos e carinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo. Eu conheço, vale realmente a pena passar uns dias por lá.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela, tudo bem?
    Maravilhosas todas as fotos, adorei, ainda não tive o prazer de conhecer Caxambu.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Anabela, que lindas imagens, essa 1ª do Parque das Águas é maravilhosa e todas as outras tb, adorei!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ver estas fotos! Estive em Caxambú já fazem muitos anos, deu vontade de voltar!

    ResponderExcluir
  7. Bonito, não conheço. Você me mostrou um bocadinho.
    Boa noite.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  8. Que imagens encantadoras,Anabela! Parece mesmo uma cidade repleta de beleza e charme...Uma pequena "Paris brasileira"! Uma vez estivemos por lá,mas pena que foi só de passagem...Mas um dia ainda iremos pra conhecer e experimentar as qualidades de suas "mágicas" águas! Deve ser mesmo uma delícia passear pelo Parque das Águas! E eu não sabia da história da princesa Isabel e deste tratamento dela através das águas de Caxambu...Que incrível! Com certeza vai ser um lugar que vou adorar conhecer!
    Beijos doces e uma linda primavera pra vocês,querida amiga!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber, pois as imagens são mesmo muito belas. Vale conhecer.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!