domingo, 23 de setembro de 2012

Meus blogs

Muitos seguidores e visitantes que passam pelos meus blogs me perguntam como consigo manter tantos blogs? A resposta é muito simples: não sei se consigo manter pois, um blog é um diário e eu não escrevo diariamente nos meus. Falta-me tempo suficiente para isso e, só escrevo quando tenho inspiração, vontade de registrar o que para mim tem algum significado. Escrever por obrigação é tortura...
Simplesmente gosto de escrever! Eis a razão de tê-los. Cada um nasceu de uma necessidade específica de me expressar, embora todos mais ou menos numa mesma fase de minha vida.
O primeiro blog que criei tinha o objetivo de registrar, divulgar e denunciar o cotidiano um tanto quanto difícil ligado à minha profissão: aprendiz de professora de História. Lembro-me que estávamos em greve na rede pública e ele se transformou numa espécie de dossiê ou portfólio, sei lá, que foi por motivos vários abandonado por mim.
Nessa mesma época, como estava com muito tempo livre, resolvi criar um blog para falar sobre o cotidiano da região onde moro. Desisti na primeira postagem por receio de retaliações. Essa página ficou um bom tempo abandonada até que resolvi usá-la para divulgar coisas que aprecio, memórias pessoais e meus roteiros por Minas Gerais. 
No início não pensei que teria seguidores, na verdade nem entendia muito bem o funcionamento dos blogs enquanto uma rede social, pois na minha primeira experiência os seguidores eram meus colegas de luta, um grupo bem específico. O tempo mostrou o contrário, me surpreendi com tanta gente interessada nos meus posts sobre "os espaços" de Minas e assim o blog naturalmente foi se moldando como um espaço cultural e eu gosto de mantê-lo dessa forma. Esse é o Blog da Anabela Jardim.


Com tempo sobrando e idéias fervilhando, já um pouco mais experiente resolvi criar o blog Anabela na Casa da Vovó. Primeiro porque sinto muito falta do carinho de minha avó materna. A avó paterna eu conheci sem muita intimidade e muito pouco tenho a contar de nossa convivência. Os avôs, não cheguei a conhecê-los e tudo que sei deles são fatos contados por meus pais e tios.
Em segundo lugar, por acreditar que é uma forma divertida de registrar as vivências do passado. Nele os textos são baseados em fatos reais vivenciados ou contados por alguém da família.
 

No caso do blog Mulheres Prendadas x Mulheres Modernas, a intenção é de interagir com assuntos   contemporaneos do universo feminino. Saindo mesmo do viés inspirado na bagagem acadêmica.
Apenas coisas de mulher. Aquilo que se conta para comadres, amigas, enfim uma pequena porcentagem do meu universo feminino.


 
No O Diário de Anabela, a intenção inicial foi ter um blog teste, mas o blog aos poucos foi sendo descoberto e agora acredito que já não posso mais tê-lo como blog teste. E também, porque eu deveria ter um blog teste se não sou blogueira de profissão? Depois de muito pensar, não cheguei a uma conclusão sobre seu destino, por enquanto vou continuar postando as surpresas, curiosidades e se tiver tempo as indagações que surgem diariamente na minha mente. Quem sabe um dia ele se torne meu o diário de fato.
 


O caso do blog Só Blogagens Coletivas é interessante. Ele nasceu por necessidade. É que sempre recebi muitos convites para participar de blogagens coletivas, cheguei até a fazer algumas no Blog da Anabela Jardim, mas sempre achei que nem todos os assuntos propostos combinavam com a temática do blog e para não fazer feio na blogosfera buscava sempre fazer uma ponte entre os assuntos e Minas Gerais, até que um dia decidi criar um espaço só para as blogagens coletivas para participar e interagirir com pessoas em várias temáticas. Como gosto de escrever o espaço é para mim um local de intretenimento digital.


 Em resumo, essa é a história e os motivos que me levam a manter os meus blogs. Seja você um seguidor ou um visitante, muito obrigada por estar lendo esse depoimento, pela visita e por me seguir!

11 comentários:

  1. Oi Anabela
    Acompanho este blog já há bastante tempo, e o que me levou a segui-lo foi falar e mostrar as várias Minas Gerais.
    Confesso que adoro o Blog da Anabela Jardim.
    Desconhecia seus outros cantinhos, vou dar uma passada em cada um deles.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adoro e acompanho este teu blog.

    É um blog super instrutivo. Dás a conhecer a história do teu belo país que tanto adorava conhecer.

    Com calma irei visitar os outros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Anabela querida!
    Amei ler o depoimento sobre seus blogs...Bem se vê que és professora de história. Parabéns! Fiz especialização em geografia mas também amo história.
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.
    Obrigada pela visita,fiquei feliz.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela, em primeiro lugar obrigado pela visita.
    Quando ao blog de teste eu não sou blogueiro profissional, mas acho necessário, mas não nesta minha conta, mas em outra que tenho, olho templates, e faço outros testes como me dar com esta nova interface, usei eles antes para ver as novidades, e agora que já é definitivo passei a usá-la, mas só achei um embrulho complicado, e antes era bem simples, conseguiram, na minha opinião complicar.
    Blogagem coletiva eu não aceito, já me convidaram, participei de uma, mas nunca mais, até divulgo, sem problemas, mas escrever o que em determinado momento não vai sair, prefiro que não.
    Criei um blog que não aparece para as pessoas somente para escrever lembranças da minha vida, quando eu tenho elas, ou situações que me lembram algo da minha vida.
    Meu blog começou com o blog do lobomauro (há oito anos no ar, depois mudei para o Koisas e Coisas, cinco anos), pois eu adoro escrever, pessoal, como um diário, mesmo que não seja diariamente, um dia foi, hoje pela falta de ideia, dores nos braços, nem arrisco, quando tento em seguida me dou mal e volta a doer mesmo, então tenho que me cuidar.
    São oito blogs meus dos quais quatro estão visiveis e os outros no momento não.
    Beijão para a amiga, e uma semana abençoada.
    Mauro (Koisas e Coisas)

    ResponderExcluir
  5. Anabela,
    O dificil para quem vai querer te conhecer é saber qual blog a gente tem que ir. Como vc não coloca no comentário, quando a gente vem para a sua página encontra uma ruma de blogs e fica meio confuso.
    Tudo bem que são assuntos diferentes, mas creio que daria para vc condensar tudo num só e fazer um blog com assuntos variados.
    O meu eu coloco de tudo! Num só! Mais prático para quem quer te seguir e ler o que vc escreve. Sair pingando em vários blogs não é legal. Bom, essa é a minha opinião. O que seria do azul se todos gostassem do vermelho?
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Somente acompanho o da "Anabela Jardim" e gosto de o seguir, muito pelo excelente trabalho cultural e educativo.
    Não é fácil actualizar todos os dias um blog (eu não sou capaz), mas dou-lhe os Parabéns a si por manter ao mesmo tempo, se não me engano, 5 blogs.
    Votos sinceros de sucesso para todos eles (blogs).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tantos ou quantos tiver, eu os acompanharei sempre que puder.
    Grande abraço.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  8. Bem, Anabela...como tua seguidora há muito tempo, também me atrevo a dar-te uma opiniõa que é igual à da nossa amiga em comum acima; de facto correr os teus blogs todos é difícil e não acho nada errado um conter de tudo, como é o caso do meu, por exemplo. Mas, cada um pensa diferente e eu vou indo visitar-te uma vezes a uma casa outras a outra. Parabéns pelos blogs e espero que não desistas. Aprende-se muito aqui. Beijinhos e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo sem vir aqui hoje estarei tentando ver todos os seus blogs.
    Eu achei muito boa sua resposta ,aqui é meu diário de postagem.
    Linda semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonado pelas Gerais e logo que vi passei a seguir.Assim como voce nao me sinto obrigado a postar diariamente,pois ate gosto de dar tempo aos amigos que tem muito o que ler e visitar.
    Parabens amiga pelos blogs e principalmente por me fazer viajar nas lembranças belas.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!