sexta-feira, 14 de março de 2014

Cartão-postal: uma forma de compartilhar imagens e notícias



Diferente, por ser enviado sem envelope, o cartão-postal surgiu no Império Austro-Húngaro em 1869 e pelo seu encanto foi facilmente difundido por toda a Europa ainda no século XIX.
O sucesso se deu por ser uma inovadora forma de compartilhar imagens e notícias. O cartão ilustra o cotidiano e o desenvolvimento das cidades. Portanto, a imagem nele retratada  é fonte de informação sobre o presente e o passado do lugar em evidência e,  com o passar dos anos  se torna um testemunho do seu tempo.
É inegável o seu valor histórico enquanto documento que registra  o espaço geográfico e suas transformações.
Há de se falar também do valor sentimental exposto na mensagem daquele que o envia,  compartilhando o lugar onde certamente desfruta de momentos agradáveis. Desconheço a existência de alguma mensagem negativa enviada através de um cartão-postal. 
Belo Horizonte é uma cidade jovem, mas as imagens postais daqui nos mostram o quanto os espaços foram modificados nas últimas décadas.

Lagoa da Pampulha - BH nos anos 50-60.

Vejamos o caso da orla da lagoa da Pampulha pela imagem desse cartão postal dos anos 50-60 do século XX. Não existe ainda a avenida Otacílio Negrão de Lima, as casas de frente para a lagoa ainda não haviam tomado conta do espaço usado para os jardins e a água não era poluída favorecendo passeios de barcos. Transito pesado? Inexistente.

Floristas na  rua Rio de Janeiro/Praça Sete - BH

A praça "Sete" no centro da cidade, quarteirão da rua Rio de Janeiro, usado pelas floristas artesãs. Hoje está totalmente modificado, sem a maioria das árvores e sem as floristas... Observe que até os trajes usados pelas pessoas são de um tempo distante, tanto nos modelos quanto nas cores. São os anos 70!

 Vista aérea da praça da Liberdade, década de 70/80 - BH 

A praça da Liberdade no bairro Funcionários. Notem que no entorno da praça não há edifícios gigantescos. Hoje? As casas foram demolidas e cederam lugar a um mar de prédios. E o pior, a maioria das casas eram da época da fundação da cidade. O nome do bairro já anuncia: Funcionários! As moradias foram construídas para os funcionários do Governo quando a Capital foi transferida de Ouro Preto para Belo Horizonte.

Vista aérea da do centro de BH com a Serra do Curral ao fundo.

Do centro da cidade nos anos 80 avistava-se a Serra do Curral, semi preservada, sem os bairros luxuosos que hoje quase cobrem o topo, e sem os estragos deixados pela mineradoras que ao longo de décadas ali se instalaram.

Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de BH. 

O recém inaugurado Aeroporto de Confins, em 1984. Quase inativo durante décadas, hoje é utilizado por milhares de viajantes e tem sua área externa e kms a distância urbanizados. 

Bh Shopping na época de sua inauguração

O primeiro shopping de Belo Horizonte, denominado de "BH Shopping", inaugurado em 12 de setembro de 1979, num espaço deserto em plena Serra do Curral, na divisa com a cidade de Nova Lima e com 128 lojas. Atualmente possui quatro andares, 400 lojas e o seu entorno está hiper urbanizado e habitado por ter sido alvo de especulação imobiliária nos anos 90.

18 comentários:

  1. Que lindos cartões e como era legal mandar e receber!

    Quase que acabaram! Pena! bjs, lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    Lindos os cartões mais antigos de BH, a Pampulha era um encanto, que diferença atualmente.
    O interessante é que este costume de enviar cartões postais quando fazíamos uma viagem era quase obrigatório, eu já mandei muitos para amigos e parentes.
    Hoje, a geração das minhas filhas desconhece este costume.
    Pena, não.
    Excelente postagem, adorei.
    Beijo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anabela! Como está?
    Olha, adorei seu jardim: belissimamente cuidado. E se tratando de Minas, fica melhor ainda.
    Quanto aos cartões, o mais significativo que recebi, foi quando um ex aluninho voltou para Fortaleza, cidade natal de toda a família, e a mãe me enviou um postal; guardo até hoje.
    Aqui no município, houve uma fazenda de café que virou cartão postas na entrada do séc. XX e ficou famosa na região: a "fazenda Refúgio".

    Ah, adorei a trilha sonora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tão giro :)
    Beijinhooo*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderExcluir
  5. Que viagem maravilhosa!
    Um alegre fds!
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Que delicia, as pessoas deveriam retomar esse habito tão esquecido, BH tenho muita vontade de conhecer, conheço apenas o Sul de Minas, bjs

    ResponderExcluir
  7. Anabela venho agradecer a sua visita e presença no meu cantinho. Gostei imenso do seu blog e vou também acompanhar o seu divagar. Adorei hoje viajar através de postais por Belo Horizonte.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Oi ,Anabela, lindo seu blog!
    Adorei ver estes postais, tenho guardado vários, antigos, que colecionava.Era muito legal!
    Abraços,
    Gilda

    ResponderExcluir
  9. Legal esta postagem sobre a importancia dos cartões postais contando historia da nossa BH. Lembro daqueles monoculos com uma foto em negativos.
    Parabens Ana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Cartões postais... Saudades de viajar e enviar os cartões postais dos lugares para o povo, ou simplesmente comprar para guardar de recordação dos locais onde ia. Adorei...
    BH como sempre linda! Adoro
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Oi Anabela!
    Obrigada pela visitinha carinhosa.
    Somos quase visinhas. Tenho um ap no Carmo Sion, perto do pátio, mas moro mesmo em Bom Despacho.
    Tudo de bom!
    Some não.
    Bjus
    Estael
    www.atelieorovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esqueci de dizer: amo cartões postais. Temos um amigo que viaja muito e sempre nos envia.
    Bela explicacão vc deu sobre os postais, parabéns!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. OI ANABELA!
    UM COSTUME ANTIGO, MAS ERA MUITO BOM QUANDO SE RECEBIA DE ALGUÉM QUE HAVIA VIAJADO.
    CONTASTE UM POUCO DA HISTÓRIA DE BH E MUITO BEM ILUSTRADA PELOS BELOS CARTÕES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vim da sua outra casinha e esta como aquela é muito bela, dei uma vasculhada em suas gavetas e encontrei postagens bem interessantes, esta última nos mostra belos postais, agora eu adorei o postal do shopping BH, linda imagem, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  16. Anabela,nunca tinha pensado nisso,mas é bem interessante acompanhar as mudanças de uma cidade pelos cartões postais. Gostei do tema e do texto tb! bjs,

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante. Que lindos postais.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  18. Que maravilha ver estes antigos "cartões postais",Anabela! Sem dúvida. eles são hoje registros valiosos sobre a história das cidades, além de guardarem em si,as boas e doces recordações vindas de parentes e amigos queridos...Mais do que nostálgicos,eles são pequeninos tesouros das estórias de muita gente! E eu até hoje coleciono e amo cartões postais!!!
    Um abraço bem carinhoso pra ti,querida Anabela!!!
    Teresa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!