domingo, 18 de março de 2012

Feriado religioso: crença, turismo e outros...

Recebi por email e resolvi compartilhar.


Um feriado de muitas tradições religiosas aqui em Minas Gerais. Um tanto quanto modificado no ritmo das celebrações e principalmente na duração dos "dias de guarda", ou seja, de oração e penitência, pois há décadas atrás o feriado se compunha da 4ª feira santa ao domingo de páscoa, mas atualmente se limita à 6ª feira santa porque o comércio e a indústria não podem parar...
Se procurarmos, hoje não é difícil encontrar bares ( e até outros comércios) que além de abrirem na 6ª feira santa, nem sequer abaixam suas portas quando passam as procissões. Dizem que isso é  "liberdade religiosa", eu prefiro chamar de falta de respeito. Liberdade religiosa é também saber respeitar as tradições e manifestações de crenças diferentes da nossa, não é mesmo?
De qualquer forma, é uma época de grande procura pelas cidades do interior do estado. Quem mora na Capital quer participar das tradições familiares de sua terra natal. Quem não conhece as cidades históricas, quer aproveitar a chance para conhecer os monumentos e as centenárias tradições culturais e religiosas dessas localidades. Enfim, cada um vai ao encontro do seu objeto. 

13 comentários:

  1. Realmente a semana santa em Minas eh uma viagem a parte.
    Soh fui no Serro uma vez e nao conheci a cidade como gostaria, eh uma boa dica para ir novamente

    ResponderExcluir
  2. Querida Anabela!
    Realmente deve ser uma experiência única e maravilhosa, poder desfrutar das festividades da semana santa no Serro, e conhecer de perto a rica história mineira e suas tradições culturais religiosas. Ainda não tive a oportunidade de conhecer esta região tão singular,bonita e especial, mas sempre fico sonhando em um dia ir até lá... Fico daqui também imaginando as delícias da cozinha de Minas Gerais e seu lindo artesanato... Com certeza, ainda chego lá!
    Obrigada,minha amiga, por compartilhar conosco estes belos lugares e suas festividades tão genuínas do generoso e amável povo mineiro!
    Beijo grande pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Amiga Anabela
    Por aqui também é costume de muitas famílias passarem a semana Santa nas suas aldeias, onde o espírito religioso ainda se mantém. Este ano é natural que muitos não o façam. Com a crise que se instalou no país e com o preço dos combustíveis a subir de forma incontrolável, muitos têm que permanecer nas cidades.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Essa é uma das ruas do condomínio!
    O muro é da casa ao lado!Maravilhosa!!!!!!!
    Fiz um post em 2010 com fotos de casas e ela está lá.
    Dá uma olhadinha:
    http://emconstrucaoml.blogspot.com.br/2010/06/projetos.html
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei Anabela!
    Que Saudades!

    A Semana santa realmente já não é mais tão Santa. Agora já tem até Santa Folia!kkkkkkk.

    Beijão,

    ResponderExcluir
  6. Oi,Anabela!
    Super obrigada pela visita e por me seguir.Tb estou te seguindo e vou sempre passar por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito bem apresentada esta entrada. A Semana Santa era um tempo marcante, era uma semana de recolhimento. Meus pais contam que na tarde de 5.ª Feira Santa já ninguém trabalhava e na 6.ª Feira Santa os sinos calavam-se e ressoavam as matracas. Tempos de religiosidade impossíveis hoje de repetir!
    Anabela, há um oceano a separar-nos, mas temos muita coisa em comum, por esse motivo, se achar bem, passe pelo “O NOVO BLOG DOS FORNINHENSES” onde me refiro ao Tempo Santo e conheça um pouco das nossas tradições culturais e religiosas. Hoje a nossa semana Santa já não é o que era, mas como sou uma acérrima defensora das tradições luto para que algumas ressuscitem e acho que vale sempre a pena a visita, a troca e enriquecimento de ideias.

    Bjs e uma semana feliz!
    Paula (O NOVO BLOG DOS FORNINHENSES)

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente é assim que caminha a humanidade e nós fazemos parte dela...

    Eu mesmo, como artesã, trabalho até mais nesses feriados, pois a cidade enche de turistas e ainda participamos de exposições que são organizadas nessas datas !

    Lembro quando criança e jovem, em pleno Rio de Janeiro dos anos 50, que até as músicas no rádio eram clássicas ou sacras e o ambiente exalava respeito e silencio na sexta-feira santa.
    Era triste, mas sabiamos que aquele dia não era dia de alegria. E esperávamos o domingo de Páscoa para comemorar e comer os ovos de chocolate.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Aqui acontece o mesmo, Anabela; o espírito religioso se foi e hoje aproveitam esses dias para viajarem, pois aqui estamos na Primavera e os dias estão como os de Verão, de modo que os que podem fazem umas curtas férias. O comércio também abre; Na Quinta feira à noite e na Sexta há procissão, mas pouca gente aparece para assistir. Enfim...tudo acaba. Um beijinho e uma Feliz Páscoa.
    Emília

    ResponderExcluir
  10. Saudades!!!!!!
    Adoro como vc faz suas postagens.
    Realmente as festas religiosas estão mudando, uma pena.nada para para o desenvolvimento, mas dá saudades de um tempo passado mais dedicado á religiosidade durante a verdadeira semana santa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Anabela! Gostei do fechamento do seu post : "Enfim, cada um vai ao encontro do seu objeto." O bom é ver que as pessoas ainda buscam suas raízes para celebrarem seus dias sagrados! E em Minas, imagino que seja ainda mais especial com tantas igrejas barrocas lindíssimas! Um dia ainda vou visitar! Um grande beijo e feliz Páscoa! Deia.

    ResponderExcluir
  12. Anabela,

    Vim desejar-lhe uma excelente Páscoa assim como a todos os leitores e seguidores do seu blog.

    Abr/Paula

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anabela Jardim Brasil... Desculpas, mas irresistível não escrever esse nome total na primeira vez que visito este espaço, tão cheio de tanta luz. Arre, ei, mineiridade. Quero desejar Feliz Páscoa, agradecer suas visitas, por estar me seguindo (digo, me honrando com esse seguimento) e dizer que virei seu seguidor, instantaneamente, tão logo abri a página, que, pena, demorei tanto a conhecer.
    Grande abraço.
    Fiquem com Deus, você e todos/as seus/suas amigos/as e seguidores/as.
    Gilson.
    PS.: Estou com você: falta de respeito, sim. Dinheiro tomando conta de tudo, às vezes até do Templo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!