quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O rastro de cada um



Tenho dificuldades para definir meus rastros psicológicos neste momento. É um misto de indignação, tristeza, pena, uma vontade de poder dar um stop para o carnaval que reúne multidões nos apertados centros históricos,  um querer estender a mão solidária para orientar melhor a juventude...  
Milhares de "foliões" tomaram posse das ladeiras de Ouro Preto durante o Carnaval. Sempre foi assim. Há décadas o Carnaval da cidade é considerado um dos melhores do país. Se não pela tradição cultural, pela divulgação na mídia e no universo virtual. Assistimos a cada ano a multiplicação desses foliões que se misturam à população local.
Há quem se limite simplesmente à diversão, mas outros tantos com pretensões diversas ao cair na na folia perdem a noção dos limites adquiridos no berço e ou no banco da escola. Esquecem de coisas simples como o respeito à diversidade cultural e aos monumentos históricos. Assim, nos dias de folia vão subindo e descendo ladeira sem se preocuparem com a qualidade dos rastros que irão deixar. E a depredação vai acontecendo ... algumas permanecem ocultas, outras por si se escandalizam, como é o caso da cruz da Ponte da Barra.
É difícil perceber o que representa uma cruz antiga esculpida em pedra na estrutura de uma ponte do século XIX no imaginário de mentes tão diversas. Há quem passe por ela e observe, há quem passe e não a veja, há quem a entenda como um símbolo de fé e outros que a valorize como um objeto qualquer...
Fácil é compreender a falta de informação para a necessidade de preservação do patrimônio público e cultural. Na certa, o impulso rumo ao eu posso, eu faço, eu me destaco .... 
Quanto à cruz, um monumento construído por volta de 1806 e tombado desde 1950, pela utilidade pública ao longo desses mais de 200 anos, merece justiça!
Vamos ver se ela virá ...

REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/02/iphan-vai-propor-acao-contra-turistas-que-quebraram-cruz-em-ouro-preto.html


VISITE E DEIXE O SEU COMENTÁRIO :

http://odiariodeanabelajb.blogspot.com/2012/02/hoje-estou-pensando-com-os-meus-botoes.html

17 comentários:

  1. Tomara que ela venha!!É preciso!!1beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    Que coisa, hein, olha só a diferença do estado de conservação da cruz.
    Já era pra ter vindo a tal justiça.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Querida Anabela!
    Me solidarizo com a tua indignação referente à este triste episódio,e outros mais parecidos. Infelizmente,minha amiga, vivemos num país de pouquíssima memória e respeito cultural. Sou brasileira, amo o meu país de coração, mas tenho consciência dessa nossa dificuldade em termos de educação básica e valorização do nosso patrimônio histórico.
    Por isso que ainda acredito que só através de uma educação séria, que prioriza os valores humanos e de consciência ecológica, é que poderemos modificar este quadro triste e decepcionante.
    Sem dúvida, o Carnaval é uma grande festa popular brasileira,cracterizado por uma enorme aglomeração de pessoas nas ruas, e é natural que ocorram, de vez em quando, uns "acidentes de percurso". Mas acredito que "foliões conscientes" sejam menos propícios à estas depredações ao nosso patrimônio. Talvez seja o momento das prefeituras iniciarem uma campanha em defesa ao patrimõnio das cidades... Afinal "Brincar carnaval pode, depredar a nossa história não!"
    Beijo pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Oi,Anabela!
    Voltei pra te agradecer pelo teu carinho e comentários lá no bloguinho... E quanto à "garrafa de Crush", pois é,minha amiga, aqui no Rio o "Crush" desapareceu à muito tempo...(Rs...) E ao vê-lo, também me lembrei da minha infância e adolescência, dos tempos de colégio e de tantos amigos que não vejo mais... Uma doce e terna nostalgia! Que bom que você gostou dos post... Realmente esta nossa viagem foi muito interessante,pois ela transcorreu ao longo de datas comemorativas dos norte-americanos, o "Valentine's Day" e o "Mardi Gras". Valeu estar lá e vivenciar estas comemorações de uma outra cultura. Isso sempre amplia os nossos horizontes. E é sempre muito bom poder compartilhar essas vivências com outras pessoas.
    Muito obrigada pela tua presença e carinho!
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. A minha solidariedade pela defesa do Património....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. AnaBela muitas pessoas ja perderam o senso de respeito faz tempo. E a justiça? Essa sim é lenta mesmo.
    Bjs e otimo findi semana.

    ResponderExcluir
  7. Indignação e tristeza...
    Fico imaginando o que passa na cabeça de moças - não homens !!! - que tem uma atitude tão grosseira, violenta e feia...

    Pior do que o estrago no Patrimônio Histórico é a perda da sensibilidade, da educação, da vergonha, e do respeito ao que não lhe pertence !

    Que Deus ajude essas moças e faça com que o arrependimento tome conta de seus corações...

    E que a justiça, forte, sem pena nem desculpas, seja feita na justa medida do delito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. É brabo quando estas pessoas simplesmente vão invadindo nossas cidades, e um pouco da história de cada lugar.
    São pessoas que não estão nem aí para nada, são mal formadas, invejosas, infelizmente, e que depredam o que temos de mais bonito.
    E não sei como num centro histórico permitem o carnaval, ainda mais sabendo que a cabeça das pessoas são tão diferentes, e que existem bons e maus, e que os maus deixam rastros às vezes sem voltas.

    Obrigado pela visita no meu blog, e o Kleber matou o Internacional, mesmo mancando.
    És Cruzeiro?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. "Por herança de família" também sou gremista, desde que me entendo por gente torço para o Grêmio, em comum entre nós, a cor azul.
    Beijos, minha querida, Mauro

    ResponderExcluir
  10. É um misto de indignação e tristeza ao ler a reportagem do link... Nestes dias de folia infelizmente alguns vândalos exageram no seu comportamento e saem por aí aprontando. Também acredito que se deva trabalhar a conscientizarão e preservação da nossa cidade.
    Parabéns por divulgar estas ações, é um meio de propagar as idéias de justiça e de respeito a nossa história.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Terrivel isso!! Vi no jornal!!!
    adorei a visitinha que vc me fez e vim retribuir...
    estou seguindo, segue la tbm? bjoooooo

    ResponderExcluir
  12. Nossas pegadas mostram quem somos. E é lamentável que, em nome de uma alegria, deixam tanta sujeira e destruição.

    ResponderExcluir
  13. Os valores mudaram, hoje falta respeito, educação...

    Já me tornei sua amiga Anabela.

    Obrigada pela sua companhia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  14. Formas diferentes de viver a alegria,que desta maneira passam a ser dias de excessos.
    O património, que são sinais da nossa história, nem todos o acarinham ou respeitam, Anabela. Depende das sensibilidades e da forma como o vemos!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi Anabela,
    Aco que em parte a culpa é do poder público por não restringirem o aceso de turistas em determinados lugares, pois não vai ser em 4 dias de carnaval que se vai educar alguém, então o melhor é contê-los para preservar.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  16. O património de uma terra é o pilar que mantem e faz perdurar a identidade do seu povo. Conhecê-lo é a única forma de o amar.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Da pena ver como no se cuida estrucuras añejas que, son parte de la historia.
    Por acá tambien pasan hecos así.
    Una lástima.

    Cariños

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!