sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cena cotidiana em uma praça de BH

Há algum tempo venho observando como os pássaros estão a cada dia mais presentes na área urbana da cidade. 
Essa foto tirei na Praça da Liberdade, do lado de um banco com pessoas assentadas, enquanto sem medo algum as pombas se alimentam de canjiquinha que alguém para elas levou.
Segundo os frequentadores da praça, essa cena é cotidiana! E... se repete em outras praças da cidade.
Da janela do meu apê, já num bairro mais tranquilo, muitas vezes no início de uma manhã ensoralada ou num final de tarde , sempre vejo algumas dezenas de pássaros pulando de galho em galho nas árvores da calçada ou do quintal da casa vizinha ao prédio. Alguns se permitem até uma voltinha por cima dos telhados.
No quintal do vizinho tem um pé de coqueiro licuri, e quando tem coquinho maduro... fica cheio de periquitos devorando-os. Eu até que tento tirar fotos, mas tenho muita dificuldade para vencer a esperteza dos bichinhos. É só perceber a máquina que eles vão logo embora!
Nesta época do ano é doce acordar com o canto dos sabiás! Ás vezes ouço os ben-ti-vis, e lógico, os bandos de periquitos.
Na semana passada li uma reportagem sobre a invasão dos pássaros e sua adaptação no perímetro urbano de Belo Horizonte. O relato  atribuiu o fato aos vários incêndios nas áreas de preservação e parques da região metropolitana.
Citaram mais de vinte espécies que conseguem sobreviver entre nós. Eu já observei algumas delas buscando alimentação até numa lixeira! Sinal de que eles estão encontrando o que vieram buscar...

15 comentários:

  1. Oi, Anabela;
    Essa aproximação dos animais, muitas vezes em busca de alimento é sinal de que as coisas não estão correndo muito bem...
    Lembra da histórias dos ursos que iam revirar as latas de lixo em busca de alimento ?
    Os lagartos vem aqui em casa comer a ração dos gatos ! Sinal de que não estão encontrando seu alimento natural.

    Beijo

    PS: quando v. fizer postagem para a Teia Ambiental, coloque o selo que usamos, para que seja identificada mais facilmente.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Anabela!
    É bom saber que os pássaros estão pelo menos conseguindo sobreviver no perímetro urbano de Belo Horizonte, afinal, este é um sinal de que a natureza tem os seus meios de se adaptar aos mais diversos ambientes, mesmo nas áreas urbanizadas e já bem mexidas pela ação humana... Pena que este fenômeno de aumento da população das aves , possa realmente estar sendo provocado pela alteração das matas ao redor...
    Aqui onde moramos,ainda temos a sorte de convivermos com muitos tipos de passarinhos, e posso dizer que eles são sempre um motivo de muita alegria pra nós...Acordar com o canto dos sabiás e a alegre algazarra de bem-te-vis e maritacas, é sem dúvida uma benção!

    Beijo grande pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Por aqui vejo gaivotas, beija-flores e muuuuiiitos pombos. Mas, outro dia, vi uma rolinha na árvore próxima a minha janela. Não via uma rolinha há muito tempo!
    Vim desejar um ótimo final de semana!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Em São paulo, no meu bairro... até por ser um bairro bem arborizado, eles nidificam em muitos lugares...

    sem falar nas pombas, que são espécies bem urbanas, mas me refiro aos pássaros...

    moro no 10º.andar, e na varanda, quando sobra ração da minha cachorrinha, eles brigam por elas...virou um point de bem te vis, e outros que não conheço...

    A coisa começa a ficar perigosa, quando os felinos, os cachorros do mato, cobras...aff...e outros animais invadem as chácarras, as casas de campo, em busca de alimento...aí a coisa fica feia... mas é sinal de que estamos invadindo também seus habitats...

    Adorei seu assunto... beijos...

    ResponderExcluir
  5. essa foto parece com a calçada da frente da minha casa de manha rsrsr

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela. É mesmo lindo viver em tom de Passaredo. Pena que muitos se aproximam por pura falta de opção de permanência em habitat mais apropriado né...
    É como diz a música: o homem vem aí...
    Tenha um ótimo fim de semana. Com muitos cantos e pios.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser um belo espetáculo para as pessoas. Mas não para as aves, q sentem-se expulsas de seu habitat natural. Os animais estão sendo "empurrados" para as cidades. Isso é um fato lamentável. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Anabela, as aves são muito espertas, muito mais que nós. Apereceram na Terra milhões de anos antes que nós. Já passaram por todo tipo de transformação e estão aí, e voando, para nossa inveja. Já que transformamos o ambiente, elas se adaptam. Aqui em Sampa, a uns 5 km do centrão, já contabilizei da minha varanda 42 espécies diferentes.
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Amei o teu post.

    Os pássaros são autênticos emigrantes, buscando a sua sobrevivência.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. É uma maravilha te-los como visinhos,tomara que não apareçam por aí aquelas pessoas que adoram ve-los presos...
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  12. É triste mas acaba bem.Vejo vários pássaros sem medo do bicho-homem, comem o que o bicho-homem come e por fim é até legal eles bem perto.Não era para ser assim, mas há queimadas lá no mato, não é?
    Natal????nem passou ainda o dia das crianças!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana

    Faz tempo que não ouço (ou não tenho prestado atenção) ao canto dos pássaros! Por aqui acabamos vendo mais comumente os pombos, que com toda aquela história das doenças que eles podem trazer, são muitas vezes espantados. Vou tentar prestar atenção pra ver onde os passáros estão se escondendo.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Adoro ficar no meio deles...tenho uma sensação que tudo está bem...
    Beijo e boa semana...
    Helena

    ResponderExcluir
  15. Amiga Anabela

    Devido a problemas surgidos no meu blog, provenientes de outros, entendi
    não visitar os amigos, para não afectar os seus espaços, respeitando assim os direitos de terceiros.
    Felizmente descobri quais os locais
    que afectavam meu blog e solucionei o problema.
    Estou de novo de visita ao seu belo espaço, com a certeza de não criar
    problemas.
    Gostei muito deste post.

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!