segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pravê a bandapassá, e retreta ...

 Ontem foi dia de banda! Na Praça da Liberdade, aconteceu o



Participaram do evento, dentre outras bandas a


Corporação Musical Nova Estação, de Cambuquira

Sociedade Musical união XV de Novembro, de Mariana.



Corporação Musical União de Machado, Machado.

Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte.

Instrumentos que atraíram a atenção do público.

Sociedade Musical Carlos Gomes, de Belo Horizonte.

Banda Municipal, Uberlândia

Banda Racional em Belo Horizonte



A Banda Carlos Gomes fundada em 1896 por funcionários que trabalharam na construção de Belo Horizonte, tocou na inauguração da cidade e se renova a cada geração. A  Banda da Guarda Municipal é a mais nova da capital mineira.
Do interior, bandas tradicionais de várias cidades fundadas no século XVIII e outras mais recentes. Não importa a origem. O que interessa é a presença alegre de cada uma num cantinho da cidade que se transborda em cultura a cada evento ali realizado.
Eu adoro bandas!!! E as de ontem tocaram de tudo. Do Hino Nacional a Beatles, passando por clássicos nacionais e internacionais.
Primeiro houve o desfile. Algumas trouxeram até balizas e porta bandeiras, lembrando-nos às quase extintas fanfarras escolares dos anos 60-70.
Notei que o gosto pela tradição das bandas de músicas aumenta a cada ano, e vem sendo apropriadado por um público de bom nível cultural. Certamente virará moda e posteriormente o público jovem acabará se rendendo a esse estilo cultural.
Foi anunciada a criação de uma escola para a formação de maestros/maestrinas para bandas de músicas aqui em Belo Horizonte. Achei uma ótima iniciativa!!!

19 comentários:

  1. Oi Anabela
    Tambem adoro bandas, aqui na minha cidadezinha tínhamos banda muito bem conceituada, mas aos poucos foi se acabando e hoje já não existe mais. A fanfarra do colégio Pedro Saturnino de Magalhães era muito conhecida pela região, hoje ainda existe mas bem menor,é pena!! Quando li ali, que a banda de Machado tambem estava aì, fiquei contente, é uma pequena cidade aqui bem pertinho...quem sabe um dia minha cidade volta a ter a banda tão talentosa que alegrava nossos finais de semana!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  2. Isso [e muito legal mesmo e uma tradição,tomara que perdure sempre!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga Anabela

    Um belo post! Adoro e sou fâ de
    Bandas Filarmónicas. São estes os agrupamentos musicais que nos oferecem os melhores momentos para nos deliciarmos com a verdadeira cultura musical.
    Felicito-a pela iluminada ideia de
    de oferecer aos seus amigos estas imagens.

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela,
    Só vi um encontro de bandas em Milão. Nunca vi no Brasil. Adoraria.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    WWW.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Anabela

    Voltei no tempo...rss..
    Quando eu estudava em Londrina,nos desfiles de sete de Setembro,havia concurso de Bandas e Fanfarras.
    Nunca esqueci da Fanfarra do Colégio Marista,era imbatível.
    É muito nostálgico lembrar esse tipo de coisa.
    bela postagem,amiga.
    Ababela,a semana que vem vou para Resende Costa e Tiradentes,não que ir até lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela, bandas sempre são legais, o colégio que estudei o Gonzaga, teve uma banda que fui tricampeã de bandas marciais ou musicais, até fiz um post sobre o assunto, o ano passado acho.
    Campeã em 72, 73 e 75.
    O uniforme era a da guarda da inglaterra, preto e vermelho, era lindo, e a banda fantástica, mas como tudo na vida, acaba, e foi um pra cada lado, nova direção de colégio e o tempo passou, os componentes daquelá época hoje um é psicólogo, o outro médico e por aí... dá saudade daqueles anos bons, inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  8. Oi Anabela, toda a manutenção vale a pena, meu quarto precisava de uma pintura nas janelas, arrumei incicialmente a persiana, depois a pintura de fato, talvez mais proteção para ela, e por fim a colocação de uma cortina, e encerrar de vez qualquer obra por aqui, aqui no meu canto pessoal da casa, sabe, final de ano chegando, quero mais é sossego quanto a obras por aqui.
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  9. Oi Anabela querida. Planejei ir a essa apresentação, mas um compromisso danado de chato não me permitiu. Teria sido bom poder lhe rever. Mas graças a você pude ver um pouquinho dessa festa que parece ter sido linda de se ver e ouvir. Um abraço amiga ex oculta (rsrsrs).

    ResponderExcluir
  10. Gostei do post! Na minha adolescencia, fiz parte da banda marcial do meu colégio. Eu fazia evoluções com bandeiras, meu irmão e meu primo tocavam corneta e minha prima, tarol. Foi uma época muito divertida. Que saudades... Bjoks

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Adoro bandas.

    São tradições que não se devem perder, pois são parte dos costumes e história de um povo/localidade.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. OI AnaBela, deve ter sido uma grande festa, ha bandas que quando passam faz a gente arrepiar de tao lindo´.
    Bjs e linda noite

    ResponderExcluir
  13. Amiga
    Obrigada pelo carinho deixado pelo aniversário de 1 ano dos meus blogs...
    Que vc seja abençoada e feliz hoje mais do que nunca!!!
    Um milhão de beijos fraternos e de paz

    ResponderExcluir
  14. Essas tradições são muito importantes e devem ser preservadas.
    Já tivemos aqui em S.L. o Bandas de Cá, que deu um show de música e movimento, além de linda ornamentação do lugar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Também acho uma boa ideia, Anabela. Aqui em Portugal também se está a perder um pouco essa tradição. Há sempre bandas nas festas populares no Verão, mas fora disso, é raro aparecerem. Acredito que voltarão a ser moda e os jovens comecem a aderir. Seria bom, pois devem-se manter as tradições; elas é que formam a cultura de um povo. Um beijinho e parabéns pelo post.
    Emília

    ResponderExcluir
  16. Ei Anabela!
    Boa iniciativa para que essa tradição não morra... bandas me lembram muito sete de setembro e carnaval em cidades históricas.


    Beijos,
    Jú!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela página múltipla, Anabela.


    Biólogo e Professor, divulgo o Ver de Vida, dedicado à causa ambiental e humanística. O objetivo maior é auxiliar a pesquisa estudantil.

    http://vervida.blogspot.com

    Felicidade em sua jornada.

    ResponderExcluir
  18. VALOROSA ANABELA, PARABENS POR AMAR AS BANDAS DE MUSICA.ESTE É TAMBEM O MEU AMOR HÁ DECADAS, COMO RADIALISTA,AQUI NO RIO DE JANEIRO.VIREI NOME DE UM VIBRANTE DOBRADO COMPOSTO PELO GFRANDE MESTRE JOAQUIM NAEGELE, EM 1978.A BANDA DE MUSICA É A ALMA DO POVO.AGORA PODEM ME ACOMPANHAR NO YOUTUBE OU GOOGLE, NO CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO.

    ResponderExcluir
  19. ANABELA, PERMITA=ME ACRESCENTAR OUTRA INFORMAÇÃO.NO PORTAL BRASIL SONORO, OS QUE DESEJAREM, PODERÃO OBTER FACILMENTE AS PARTITURAS DO DOBRADO ZAIR CANSADO, DE AUTORIA DE JOAQUIM NAEGELE.BASTARÁ ACESSAR NA INTERNET O PORTAL BRASIL SONORO.VIVA AS BANDAS DE MÚSICA, ALEGRIA DO POVO.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!