sábado, 14 de maio de 2011

O azeite de Maria da Fé


Imagem divulgação da Epamig,  farolcomunitario


A pequena cidade de Maria da Fé, no sul de Minas, distante 431 km de Belo Horizonte e famosa por apresentar as mais baixas temperaturas do estado no inverno, largou na frente com a primeira produção nacional de azeite de oliva. É o que afirma Cristina Romanelli em seu artigo " Azeite para dar e vender " publicado na  56ª edição da  Revista de História da Biblioteca Nacional .
O azeite está sendo produzido em caráter experimental numa fazenda  da Epamig ( empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
As oliveiras de Maria da Fé atraem anualmente milhares de turistas à cidade, mas na realidade não são novidade no Brasil. Há indícios de que na época colonial os portugueses trouxeram mudas para cultivar e foram impedidos pelo governo português de fazer o cultivo na colônia para obrigar os colonos a importarem o azeite e as azeitonas de Portugal.
Em Maria da Fé a versão oficial é de que a oliveira teria sido introduzida nas primeiras décadas do século XX em praças e fazendas como planta ornamental. Atualmente a cidade possui cerca de 300 hectares de área plantada, mas em sabor o azeite ainda não é igualado ao fabricado no mediterrâneo, embora já tenha sido aprovado no paladar europeu. O maior produtor da região é o português Joaquim de Oliveira. Será uma forma contemporânea de se descobrir o Brasil?

14 comentários:

  1. Olá

    Aprecio o teu gosto em divulgares o que de bom se produz no teu país.
    Adorei ler!
    Quando olhei para as garrafas, vi o azeite que aqui temos chamado "Oliveira da Serra". A embalagem é igual.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Vim te desejar uma semana bem feliz!
    Olha estes dias mesmo conversando com meu marido falamos sobre oliveiras no Brasil, não sabia que aqui no meu sul de Minas temos oliveiras...e azeites...muito bom!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  3. Oi,Anabela!
    Menina,achei tão interessante esta estória sobre os "azeites brasileiros"! Já tinha ouvido falar deles à algum tempo,mas confesso que não sabia exatamente onde o azeite era produzido por aqui... Pode ser que ele não tenha o mesmo "tempero mediterrâneo",mas com certeza deve ter o sabor suave de Minas Gerais... Mais um produto das boas terras brasileiras!
    Beijo grande e uma ótima semana pra você!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela,
    Não sabia que tínhamos azeite de boa qualidade por aqui!
    Brigadim pelos cumprimentos ...
    Bjkas e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Anabela,
    Muito legal sua intenção de divulgar coisas que não existem em todo o Brasil, tipo esse azeite de marca que nem sequer eu conhecia. Belo blog, o seu. Gostei muito daqui.
    Se quiseres me visitar, será um prazer. Se gostares, siga-me e deixe um comentário para mim, Ok? Já a estou seguindo e voltarei mais vezes.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  6. Sempre muito interessante o que se aprende aqui. Hoje tenho uma notícia que talvez ainda não saibas. A nossa amiga Eliane do blog da Eliane se foi no dia 3. O blog dela ainda continua lá. Que saudades! Um beijinho, Anabela e obrigada pela partilha
    Emília

    ResponderExcluir
  7. Anabela!!!
    Amei seu cantinho! Gostei de tudo que encontrei aqui.
    Estarei sempre fazendo-lhe uma visitinha e conhecendo um pouco mais de Minas Gerais que é meu estado natal.
    Grande Abraço e um lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Oi Anabela
    Não sabia desta grande novidade. Azeite produzido aqui no Brasil e ainda por cima em MG.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Na verdade levaram-se oliveiras para o Brasil nos séculos XVI e XVII, mas não tiveram muito sucesso devido à diferença climática. Num país tão vasto é muito natural que se encontrem regiões onde o cultivo seja bem sucedido.
    Não admira que um português tenha uma palavra a dizer no negócio do azeite, afinal a experiência é um factor que o favorece.
    Abraço do Zé

    ResponderExcluir
  10. Olá Anabela, você me visitou e deixou um recadinho. Adorei. Desculpe-me a demora em retribuir a visita é que eu quase não tenho tempo pra nada. Quando entro aqui é sempre rapidinho, mas adoro o carinho das amigas e sinto-me muito feliz com isso. Estou olhando tudo por aqui e estou adorando. Já serei sua seguidora e estarei sempre por aqui. Também te espero mais vezes lá no meu cantinho. Vou visitar o blog que você indicou agora. Bjinhos e tenha uma noite MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, heim?! Adorei! Beijo, beijoooo

    ResponderExcluir
  12. Achei o máximo q tenhamos azeite de tão boa qualidade produzido no Brasil. Quero mto poder experimentar um dia!

    ResponderExcluir
  13. Ola amiga
    tem um selinho para si em osmeuspresentes.blogspot.com
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!!!
    Não fico sem azeite aqui em casa!
    Quando for comercializado vou experimentar!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!