quinta-feira, 3 de março de 2011

Depredação? Falta de informação? Ou crime contra o patrimônio histórico?

Difícil acertar um palpite dessa natureza, mas a verdade é que o pároco da matriz da cidade de Divino, na zona da mata mineira, há 250 km de Belo Horizonte, mandou arrancar o piso original da igreja construída no ano de 1944 em estilo neogótico.


Segundo a reportagem publicada hoje no caderno Gerais, página 28, do Jornal Estado de Minas " na madrugada do dia 21/02, entre as 4 e 5 horas, o titular da pároquia ... teria mandado um grupo de trabalhadores quebrar e arrancar os ladrilhos hidráulicos do templo católico", para substituí-lo por um piso de granito (bem moderno).
Aos moradores restou apenas a chance de guardar pedaços do piso como lembrança da igreja onde muitos se casaram, foram batizados, etc. A igreja está ligada à história da cidade que se desenvolveu no seu entorno.
Infelizmente, casos assim são mais comuns do que podemos imaginar. Por essas e outras é que a maior parte do patrimônio artístico e histórico religioso vem desaparecendo ao longo dos anos. Lembrei-me do caso da igreja de Santa Rita, em Sabára, que foi demolida para a construção de uma praça no local. E era uma relíquia do século XVIII! Só que esta história eu conto em outra postagem ...
Para assistir ao vídeo de uma emissora que noticiou o fato, clique no link abaixo.

12 comentários:

  1. enquanto eu corro para conseguir ladrilho hidraulico o padre quebra tudo para colocar granito.
    se tinha quebrada alguma peça era só mandar fazer outra, não concordo nunca com o que ele fez.
    Deveria ter pensado que no interior é que estão as nossas raízes, nossas maiores riquezas.
    Nas grandes ciddades estam os granitos e marmores, as reformas e as grandiosidades, mas também as tristezas, pois não se conhece nem se preservou a história.

    ResponderExcluir
  2. Isso é falta de consciência histórica e cidadã mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Anabela
    Isso é um absurdo, principalmente partindo de um religioso, que deveria ter uma maior consciência, sobre a preservação de nossa história. Infelizmente isso acontece com muita frequência, sem que as autoridades competente (in) tomem providências.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Passei aqui p/ fazer novas amizades, sou de Recife estou te seguindo, ficarei muito feliz de tê-la com seguidora. Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anabela
    Ladrilho hidráulico é tão lindo. Será que o piso não estava muito gasto, por isto o padre mandou remover e colocar granito?
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Anabela,
    Eu vi essa reportagem no dia, pela simplicidade do padre creio que a intenção era somente uma reforma para que igreja ficasse mais "bonita", o que faltou nele e até mesmo em muitos de novos é apego ao patrimônio histórico.

    Bom feridado de carnaval pra você!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela, isso é muito triste mesmo, mas prefiro acreditar que seja a ingenua falta de informaçao, que possue as pessoas que nao olha para as raizes da historia.
    Bjus.
    Alice.

    ResponderExcluir
  8. Acho que foi tudo junto.
    Falata de informação e depredação.
    Triste.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anabela

    Fico chocada, revoltada!

    É a ruína histórica de um país!

    Não há quem ponha cobro a estas "tragédias"?!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Essas atitudes me deixam absolutamente perplexa e indignada !
    O que se passa na cabeça dessas pessoas ?
    Por que não conseguem enxergar o valor do patrimônio histórico, a beleza antiga desses pisos ?
    Sei que em alguma época da minha vida eu também não valorizava essas coisas, mas hoje, com toda a informação que temos, é inaceitável que alguém não conheça e respeite o patrimônio de sua cidade.

    Enfim, temos que conviver com esses abusos e lamentar tais atitudes.

    Como dizia um grande mestre já falecido, a solução é "educar as massas e iniciar as elites"

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Vixe, sem comentários!

    Algém pelo menos questionou esse dito cujo?

    Beijos e bom f eriado procê!

    ResponderExcluir
  12. Oi,Anabela!
    Realmente é um episódio que devemos lamentar... Imagino que o padre deveria estar pensando em melhorar as condições da igreja, e o que faltou mesmo foi a consciência de preservação de um precioso patrimônio histórico.
    Certas atitudes humanas parecem incoerentes... Mas não me surpreendo mais com elas! Mesmo com tanta divulgação nos meios de comunicação sobre a necessidade de uma efetiva preservação ambiental e do nosso patrimônio histórico, vemos,infelizmente, que a ignorância ainda predomina em nossa sociedade brasileira.
    Não acho que devemos "crucificar" o padre, pois ele não está sozinho na ignorância dele...Penso que se deva enxergar nisso tudo o despreparo que as nossas lideranças,sejam elas civis ou espirituais, têm em lidar com o que é tão valioso pra nossa vida como nação: o consciente manejo e preservação de nossa herança, seja ela natural ou cultural.
    O pior de tudo,Anabela, é que vejo no dia a dia um descaso tão grande com essa nossa herança... Quem sabe um dia, o Brasil possa se tornar ainda um grande exemplo de país compromissado com a cultura e a ecologia? Mas até lá ,sei que teremos ainda um longo caminho de aprendizado...E muitos outros exemplos,como o desse padre, para administrar e cuidar.
    Meu abraço grande e solidário no teu coração mineiro!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!